Painéis corta-fogo Palusol® da BASF agora certificados segundo classificação contra incêndios da norma europeia de produtos de construção
25/09/2014



"Incombustível" com a mais alta classificação A1

- Utilizado nas mais diversas aplicações de construção civil e transporte
- Clientes economizam tempo e dinheiro com testes de componentes estruturai

O desempenho dos painéis corta-fogo Palusol® obteve a mais alta classificação A1 para produtos de construção de acordo com a norma europeia DIN EN 13501-1, o que significa que o Palusol agora é classificado como um material de construção "incombustível" em toda a Europa. O certificado foi emitido pelo órgão acreditado de Ensaios, Monitoramento e Certificação da Universidade Técnica de Munique.

O elemento-chave para a avaliação é o ensaio do teste SBI (Objeto Isolado em Combustão – tradução da sigla em inglês) estipulado pela Diretiva de Produtos de Construção da União Europeia em que o material é exposto ao ataque térmico por um único item de combustão. A amostra é colocada em um canto sob uma capa de fumaça e sua reação ao fogo, como por exemplo, a geração de calor e fumaça, são monitoradas e usadas para classificar o produto nas classes de proteção contra incêndios A1 (incombustível) até F (altamente inflamável).

Classificação faz com que uso pela Europa seja mais fácil

Os painéis corta-fogo Palusol®, que não são homogêneos em termos de estrutura, são compostos de silicato de sódio e fibras de vidro revestidas com resina epóxi para proteger contra os efeitos ambientais externos. Eles fornecem proteção passiva contra o fogo, por exemplo, em portas corta-fogo, vidros resistentes ao fogo, armários de segurança e paredes corta-fogo. A classificação A1 fornece ao Palusol® acesso a todas as aplicações de segurança na construção civil e transporte, e torna mais fácil para os clientes da BASF o uso do Palusol® em componentes estruturais vendidos fora da Alemanha. "No caso dos materiais de construção em aplicações, comercializados em toda a Europa, o requisito para receber a certificação europeia com base em um processo único, ao invés de várias classificações nacionais de proteção corta-fogo, está se tornando cada vez mais comum", explica Andreas Bolz, gerente do negócio da BASF. "A classificação do Palusol® na classe de material de construção A1 faz com que o planejamento e desenvolvimento de novas aplicações, que em alguns casos são sistemas de componentes estruturais complexos, seja mais fácil para muitos clientes agora. Eles também podem trazer economias em termos de ensaios caros em peças acabadas."

Sobre o Palusol

Os painéis de proteção contra fogo Palusol fornecem proteção passiva contra incêndios em conformidade com os regulamentos de construção há mais de 30 anos. Em temperaturas acima de 100 graus Celsius sob pressão, os painéis formam uma espuma de poros finos, não combustível, resistente à pressão, termo isolante que preenche juntas e lacunas e previne que o calor, fogo e fumaça se espalhem por um certo período de tempo. www.palusol.de

Sobre a BASF

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

 



Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado HVAC assinando nossa newsletter.

promoções ecologicamente correto HVAC MERCOSUL
Rua João Mendes Ouriques, 55/5 | Porto Alegre-RS
Tel. + 55 51 3028.5614 / 8151.0887
contato@hvacmercosul.com.br
www.hvacmercosul.com.br